segunda-feira, 25 de maio de 2009

“Conexão, Conhecimento e Mercado” debate o Direito Constitucional e Internacional Público

Breno de Araújo e Marília Corradi (texto e fotos)
Repórteres estagiários da Central de Produção Jornalística – CPJ


Compunham a mesa o professor de Direito Processual Civil, Carlos Henrique Soares; o coordenador adjunto do curso de Direito, Gustavo Nassif; o coordenador Jean Carlos; o palestrante, Jorge Bacelar Gouveia e o professor de Ciência Política, Frederico Barbosa Gomes

“As relações entre o Direito Constitucional e o Direito Internacional Público” — este foi o tema de mais uma palestra do programa “Conexão, Conhecimento e Mercado”. O convidado, desta vez, foi Dr. Jorge Bacelar Gouveia, que além de professor é jurisconsultor e advogado. O encontro foi na manhã do dia 21, às 9h30, no auditório do campus Juscelino Kubitscheck, do Centro Universitário Newton Paiva, na Avenida Carlos Luz, 220.



A atual crise econômica foi um dos temas abordados. Em um mundo globalizado, Gouveia tem dúvidas quanto à existência de mecanismos de controle internacional diante das crises atravessadas pelos Estados. “Essa é uma questão que tem que ser debatida; é necessário que os países acreditem na força do Direito Internacional e também controlem quem exerce o poder no Tribunal Penal Internacional — TPI.” Segundo o advogado, isto é importante para que a globalização não seja em beneficio exclusivamente das grandes potências em detrimento dos países médios e pequenos. “Até quando o Direito Internacional está a serviço de um bem estar universal ou a serviço de certas potências? — questiona.

Leia a matéria na íntegra:

http://www.newtonpaiva.br/Acontecenanewton/News.aspx?newsid=223680



Nenhum comentário:

Postar um comentário