segunda-feira, 13 de abril de 2009

Ex-aluno de Jornalismo da Newton Paiva visita a CPJ


Jefferson Delbem, estagiário da Central de Produções Jornalísticas do curso de Jornalismo da Newton Paiva

Na tarde do dia 12 de março, quinta-feira, a CPJ recebeu a visita ilustre do jornalista Mendel Vilaça, ex-aluno da Newton Paiva, que estudou na instituição de 2002 a 2006. Os estagiários da Agência, naquele dia, conheceram um pouco da história de vida do jornalista e fizeram várias perguntas.Atualmente, o profissional é proprietário de uma empresa, a Deadline Comunicação Ltda, produtora do Jornal Oeste e do site www.jornaloeste.com.br. O Jornal Oeste é mensal, e está na 20ª edição. Segundo Vilaça, a idéia de montar a própria empresa aconteceu em parceria com mais duas colegas de faculdade, Eliana Veloso e Aline Perez. Era, portanto, a chance de entrar no mercado.

Escolha

Na época de graduação, ele tinha que trabalhar e estudar, o que dificultava a busca por estágios. Mendel era funcionário público e decidiu largar a estabilidade do emprego para exercer a profissão que gosta. Ele se diz muito feliz com a escolha e se orgulha de ter ido por esse caminho.

Vilaça (acima) fala dos desafios da produção de um jornal comunitário

Negócio

Na Região Oeste de Belo Horizonte, segundo Mendel, não havia jornais de bairro. O primeiro asso para abrir o negócio foi registrar a empresa. Depois foi conseguir inserir o produto no mercado. Mas como qualquer outro veículo de comunicação, o jornal precisa de publicidade. A partir daí, ele viu que além de jornalista teria que atuar como empresário. Ele mesmo buscava a publicidade para as páginas do Jornal Oeste. “Quando me tornei dono desse negócio, passei a ser administrador, consultor, e, no início, até ofice boy”, frisou.
Para ele, o diferencial dos jornais de bairro é a ligação muito próxima com os leitores. As sugestões dadas pela população da região são fundamentais para a elaboração das pautas. “Hoje, se acontecer um fato inusitado no bairro, sou procurado até mesmo antes da polícia, pois o povo julga ser um caminho mais curto para se ter uma resolução dos problemas, isso faz com que eu tenha a importância de um cargo político. É muita responsabilidade”, enfatizou.
Mendel disse que a graduação na Newton Paiva foi importantíssima para sua vida profissional. “A Newton tem excelentes laboratórios, a prática jornalística também é muito boa, fazíamos o Jornal Lince e a Revista Àgora. Mas o diferencial mesmo era o contato direto com os professores, que para um curso de Comunicação é essencial”, finalizou.

Estagiários da CPJ juntos a Mendel Vilaça, ex-aluno de Jornalismo da Newton Paiva

Um comentário:

  1. Olá. Também fiz parte da família Newton Paiva, de 2001 a 2004. Credito a experiência que hoje tenho ao aprendizado que tive por quase um ano de trabalho na Central de Produção Jornalística (CPJ), estagiando com muito amor (afinal, Jornalismo é isso: amor). Inclusive, fiz parte da turma que começou os trabalhos na CPJ, da primeira turma (Amália Goulart, Alexandra Lopes, Amanda Correa, Marcos Tiahua, Breno Nunes, Guilherme Girão, entre outros). Parabéns a Marialice Emboava, ao Eustáquio Trindade (atual coordenador do CPJ), Carla Mendonça e Bia Goulart, que também foram minhas coordenadoras na Central.

    Abraços e sucesso a todos,
    Renata Galdino
    Repórter Jornal HOJE EM DIA
    Editora Jornal FOLHA DE VENDA NOVA - Tricampeão do Prêmio PQN de Ouro, a premiação máxima do Jornalismo mineiro

    ResponderExcluir