segunda-feira, 13 de abril de 2009

Rodrigo Carneiro fala sobre as tecnologias aplicadas à comunicação

Cobertura realizada por estagiários da CPJ* e incluída no site da instituição
Ludmila Isabela* e Roberta Andrade* (texto)
Fotos: Dayse Aguiar* e Gabriel Moura*


O projeto “Às quartas”, realizado pela Agência Experimental de Relações Públicas (AGERP) teve sua primeira edição de 2009. Realizada às nove da manhã e às 21 horas, a palestra abordou o tema “Novas Mídias e a Comunicação na MTV Minas”. O convidado para falar sobre o assunto foi Rodrigo Carneiro (foto ao lado), diretor executivo do Grupo Bel, responsável pela MTV Minas, Oi FM, dentre outras.
Direcionado para as áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Pública, o projeto busca discutir com os alunos temas atuais envolvendo a área da comunicação e da cidadania. Segundo a professora Marialice Emboava, coordenadora do Centro de Comunicação Integrada (CCI), a idéia é integrar os cursos de comunicação. “Essas palestras são também uma forma de a universidade se aproximar do mercado e vice-versa”, analisa. Para o professor Marcelo Steffens, “atividades como essas ajudam para uma formação mais ampla. É interessante para os alunos estarem conhecendo seus vários campos de atuação”.

Direcionado para as áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Pública, o projeto busca discutir com os alunos temas atuais envolvendo a área da comunicação e da cidadania. Segundo a professora Marialice Emboava, coordenadora do Centro de Comunicação Integrada (CCI), a idéia é integrar os cursos de comunicação. “Essas palestras são também uma forma de a universidade se aproximar do mercado e vice-versa”, analisa. Para o professor Marcelo Steffens, “atividades como essas ajudam para uma formação mais ampla. É interessante para os alunos estarem conhecendo seus vários campos de atuação”.
Rodrigo Carneiro abriu a conversa com os alunos conceituando o jovem como sendo não mais alguém de uma idade específica, mas sim alguém com um estilo de vida pessoal, diferente. Segundo ele, a MTV Minas busca aproveitar ao máximo o jovem dentro da empresa. Ao citar o jornalismo, falou sobre a importância de o profissional ser dinâmico, atual, verdadeiro e objetivo, além de ser uma pessoa com personalidade e atitude para saber escrever para todas as pessoas. “Quando a pessoa vai escrever para o jovem, não pode se dar ao luxo de falar somente do que gosta, tem que pesquisar muito e estar sempre atualizado”, disse.
Sobre a principal diferença do mercado antigo e do atual, Rodrigo analisa que “antigamente pra conseguir falar, você tinha que ter acesso a uma rádio, televisão ou jornal. Hoje você consegue falar o que quiser com a internet e as redes sociais.” Ele acredita que o futuro “será da uniplataforma”, e que o principal meio de comunicação que irá sobressair, será a internet. Também reforça que as novas tecnologias promovem a democratização da mídia, uma vez que, “qualquer pessoa que tiver uma idéia legal e interessante pode divulgá-la na internet”.
A professora Marta Neves (acima) considerou a palestra um exemplo para que os alunos possam se situar no mercado de trabalho

“Interessante”. Foi o conceito que o aluno do 6° período de jornalismo, Ítalo Cardoso, utilizou para descrever a abordagem da palestra. Para ele, é muito importante agregar informações dentro e fora de sua área de atuação, como os programas interativos que a MTV promove. Para a professora dos cursos de comunicação, Marta Neves, “trazer pessoas bem situadas no mercado é um exemplo para os alunos”. Camila dos Santos, aluna do 7º período de Relações Públicas acredita que “a comunicação jovem tem que ser levada a sério, e é importante conhecer o público e saber o que ele quer. O profissional de relações públicas também trabalha nessa área de novas mídias”.



O aluno Ítalo Cardoso elogiou a palestra e disse ser importante para agregar conhecimento


As novas mídias se referem à convergência dos vários meios de comunicação já existentes em busca de novos métodos que possam atrair o público. Na MTV Minas, a internet é integrada a todos os conteúdos. Os programas podem ser acessados pelo celular, pelo portal WAP, além de comunidades no site de relacionamentos, blogs, etc. Vários exemplos foram citados, entre eles, a popstar dos fotolog’s Mary Moon, que hoje é VJ da emissora; e o My Space, que revelou ao mundo um talento da música, Malu Magalhães.
Para Rodrigo Carneiro, as novas mídias dão mais oportunidades de produção de conteúdo. Entretanto, ele afirma que, hoje “é tão fácil fazer qualquer conteúdo que é difícil confiar em alguma coisa na internet. A informação não tem dono”. Para garantir a veracidade da informação ele completa que o compromisso das pessoas tem que ser de buscar outras fontes de pesquisa.As palestras buscam trazer sempre pessoas de peso no mercado, que saibam lidar com o público jovem, mas que apresentem uma visão crítica do assunto. O projeto “Às Quartas” acontece de três a quatro vezes por semestre e as próximas palestras tratarão dos temas “Mulher” e “Crise Econômica”.

Os alunos da Newton Paiva acompanharam com interesse e entusiamo as dicas de Rodrigo Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário