segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Diário de uma Iniciante

A experiência de fazer a primeira grande matéria

Escolher a profissão que pretendo exercer foi uma das decisões mais complexas que já tive de enfrentar. Tenho certeza que para a maioria das pessoas isso também não seja tão diferente. Mas, pior ainda, é o frio que dá na barriga quando chega a hora de estagiar. Ter o primeiro contato com a sua profissão, e, saber de uma vez se a decisão tomada foi a mais adequada.

Cursando o segundo semestre de jornalismo, achava que era improvável conseguir um estágio logo de início. Mas, a oportunidade apareceu antes que eu imaginasse na CPJ (Central de Produções Jornalísticas), e eu não quis abrir mão. Cheguei a ser taxada por conhecidos como negligente, pelo fato de correr o risco em “sujar o nome” antes mesmo de entrar para o mercado de trabalho. Nesta profissão, construir um nome é a coisa pelo que mais se preza.

Em meu primeiro dia de trabalho na CPJ, cheguei à redação e já estava ocorrendo uma reunião de pauta. Reparando no novo ambiente, minha primeira sensação foi de que já pertencia àquele lugar. Com o final na reunião, sai com minha primeira pauta. Minha missão era fazer uma matéria com calouros na faculdade. Nada monstruoso pra quem estuda na mesma faculdade e gosta de conhecer pessoas novas. O que não imaginava era a amplitude de minha próxima matéria.

Com exatamente uma semana estagiando na CPJ, meu editor fez a grande loucura de confiar em minhas mãos uma grande matéria. Minha missão dessa vez era com meu parceiro Diogo ¬- também recém-chegado na CPJ. Deveríamos entrevistar Frei Chico fundador do Coral Trovadores do Vale, para uma matéria que iria sair no Jornal Turismo de Minas. Sem pensar duas vezes aceitei o desafio.
Tive pouco tempo para pesquisar a respeito de Frei Chico antes de ir entrevistá-lo. O que me deixou com um pouco aflita, confesso. Mas com a certeza de que nasci pra fazer aquilo, e ansiosa por ter a chance de poder fazer uma grande matéria, peguei a máquina de fotografar, a caderneta, o gravador e o Diogo. Respirei fundo, me enchi de coragem e fui.

Chegando ao retiro de Frei Chico, vi que minha momentânea aflição não me prejudicaria tanto o quanto achava. O senhor já de cabeça branca, super-receptivo, veio atender a mim e Diogo com um gigantesco sorriso estampado no rosto. Chamou-nos para conhecer sua casa e nos apresentou até seu desorganizado escritório particular. Aproveitando o rico cenário de seu retiro, não economizei em tirar inúmeras fotografias.

Frei Chico entusiasmado posou diversas vezes para eu fotografa-lo. Concedendo-nos bastante atenção, por um momento, a imagem de meu avô me veio à cabeça. O frade cheio de histórias para contar não economizava ao detalhar suas experiências de vida. Entrevistá-lo, passou a me parecer algo que já havia feito centenas de vezes.Empolgada com o desempenho positivo de minha primeira experiência, eu não hesitava em fazer perguntas para Frei Chico, para saber tudo que fosse necessário ao bom resultado de minha primeira grande matéria.

Consciente de que naquele dia ainda teria que voltar à redação para terminar a matéria, sai dali querendo ter continuado para conhecer mais casos emocionantes como aqueles que tinha acabado de ouvir.
Entusiasmada com o material que havia colhido, eu e Diogo tratamos de dar início à finalização da matéria. Confesso que foi parte mais difícil de toda a missão. Colocar em palavras, e ter que selecionar partes mais relevantes de toda a história emocionante que havia ouvido não seria fácil. Mas, com determinação e ainda confiante de que conseguiria cumprir tudo com êxito, finalmente, acabei a matéria.

Apresentando o resultado de tudo ao nosso editor, eu e Diogo fomos surpreendidos ao recebermos elogio do mesmo. Percebi então, que ele sabia o que estava fazendo quando confiou aquela matéria em minhas mãos e que o desafio faz parte da profissão que escolhi. Com isso, tive a prova mais do que suficiente de que estou no caminho certo.

Sabrina Assumpção

3 comentários:

  1. Parabéns pelo texto e pela matéria Sabrina. É muito bom ter a certeza de que fizemos a escolha certa. Espero ter esse contato com a nossa profissão o mais rápido também. Muito sucesso pra você e para o Diogo também. Vocês são grandes colegas!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Sabrina!
    Também me lembro da minha primeira matéria na CPJ e, principalmente, da minha primeira capa. Sensação boa essa de ver a página do Word sendo tomada pelas palavras.

    ResponderExcluir