segunda-feira, 25 de outubro de 2010

5º Contato debate importância das novas mídias







Diogo Leão e Ellen Magalhães
Alunos da Central de Produção Jornalística (CPJ)

O primeiro dia do 5º Contato, o encontro anual dos cursos de comunicação do Centro Universitário Newton Paiva, no dia 20 de outubro de 2010, começou a todo vapor. Contando com a participação especial de importantes personagens da comunicação social, como a jornalista cultural Paula Senna, que trabalha na assessoria de comunicação do Grupo Galpão e da Prefeitura de Belo Horizonte; Isabela Starling, assessora de imprensa da Usiminas; a jornalista Cíntia Paes, editora do G1, o site de WEB TV da Rede Globo Minas; e Guilherme Pena, assessor de imprensa da FIAT Automóveis.

A palestra com a jornalista cultural Paula Senna abriu o evento no turno da manhã. A jornalista falou sobre a importância das redes sociais na relação do público e do Grupo Galpão, um dos mais famosos grupos de teatro do Brasil. A segunda palestra do dia foi com a assessora de imprensa da Usiminas, Isabela Starling, que contou um pouco da comunicação em uma grande empresa. A profissional considerou que um evento como o 5º Contato “é importante, pois no futuro os alunos que estão aqui serão do mercado de trabalho e alguns conselhos que ouviram nesta palestra poderão ajudá-los”.

Na parte da noite, a estudante de jornalismo Érica Fonseca, apresentadora do programa “Fuzarka”, produzido pelo Núcleo de TV do curso de Jornalismo da Newton Paiva e veiculado na Rede Bandeirantes; e a professora Marta Neves, conduziram a apresentação do evento. As professoras Marialice Emboava e Maria Aparecida de Souza, coordenadoras dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, deram as boas-vindas aos estudantes, valorizando sua importância na comunicação social.
Em sua exposição, Cíntia Paes explicou sua experiência profissional com a internet dentro da Globo Minas e chamou a atenção dos estudantes presentes quanto ao fato que “os profissionais vão precisar ser multiplataformas, vão ter que saber usar a internet”. Já Guilherme Pena explicou como conseguiram usar as novas mídias sociais para fazer do lançamento do Novo FIAT Uno a maior entrevista coletiva do mundo.

Mariana Carvalho, estudante do 8º período de jornalismo, comentou que “as palestras foram um benefício, pois como profissionais teremos que saber lidar com as novas mídias e com as informações que chegam por todos os lados através das novas tecnologias”. Já Cristiane de Araújo, estudante do 2º período de Relações Públicas, achou que “o evento está acrescentando muito ao conteúdo do curso, no que diz respeito à comunicação interna e externa”. A estudante Amanda Carolina, do 4º período de jornalismo, gostou da palestra do jornalista Guilherme Pena: “informativa, esclarecedora, que mostra a forma inovadora com que a Fiat trabalha a comunicação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário