terça-feira, 19 de outubro de 2010

Newton Paiva por dentro da Rádio Globo







Bárbara Andréa, Diego Dos Santos, Raul Carvalho e Boulanger Souza Campos (Fotos – alunos da Central de Produção Jornalística – CPJ)

No dia 18 de outubro, a Newton Paiva, na quadra da unidade 800, do Campus Carlos Luz recebeu, pela segunda vez, o projeto “Rádio Globo na sua Universidade”. O evento contou com as presenças de Oswaldo Reis, o Pequitito, apresentador do programa, Bob Faria, comentarista esportivo da Rede Globo de Televisão e ex-aluno do curso de Jornalismo da Newton Paiva, e do Pró-reitor acadêmico da Newton Paiva, professor Sudário Papa Filho, além dos alunos e professores da instituição, que fizeram perguntas ao vivo para os convidados.

Durante o programa, que foi ao ar para todo o Brasil, das 18h ás 19h, foram sorteados prêmios para os alunos presentes. O foco foi a atual situação dos times mineiros em suas respectivas séries no campeonato brasileiro, mas também houve espaço para notícias internacionais, como a conquista de uma quarta vaga para o futebol brasileiro na Taça Libertadores da América.

O pró-reitor acadêmico Sudário Papa Filho, acredita que a ponte entre conhecimento e prática deve ser abordada dentro do ambiente de estudo — “a Newton acredita em projetos desse tipo para a conexão com o conhecimento e a ação com o mundo do trabalho”.

Perguntada sobre a importância do projeto na faculdade, a professora Marialice Emboava, coordenadora do curso de Jornalismo, afirma que ”faz parte do programa da Newton Paiva aproximar os alunos do cotidiano de um jornal esportivo e a Globo tem o interesse de mostrar aos alunos como é um programa ao vivo”. Para o professor Menoti Andreotti, das disciplinas de rádio e telejornalismo, ”a radio Globo é tradicional, é importante para o aluno saber como é feito o rádio ao vivo”.

Para os alunos presentes, o programa foi de extrema importância no sentido de aproximar a teoria da pratica. Segundo Tiago Fernandes, do 7º período de jornalismo, ”o projeto é bom para aumentar o senso de percepção do contexto, futebol e programa”. Já Arthur Eden, do 6º período do curso de PP, achou interessante, pois conseguiu perceber o funcionamento de um programa de rádio. “Na faculdade não temos a oportunidade de vivenciar a prática, é importante o contato direto”, disse.

Bruno Menezes, do 1º período do curso de Jornalismo, achou o evento de suma relevância — “Para mim, que estou começando agora e não sei qual campo do jornalismo seguir, é importante ter eventos assim, de contato direto, para me decidir”.

No final do programa, os apresentadores Pequitito e Bob Faria bateram um papo descontraído com os alunos e contaram um pouco de sua trajetória e como é fazer um programa de rádio ao vivo. “O programa é feito aqui como é feito lá”, disse Pequitito, elogiando a presença e participação dos alunos. Já Bob Faria deixou uma mensagem aos estudantes: ”No caminho, muita gente vai dizer que a profissão é ruim e que ganha pouco, mais não se deixem contaminar pelo pessimismo e acreditem no sucesso, o jornalismo é uma profissão maravilhosa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário