segunda-feira, 25 de outubro de 2010

5° Contato mobiliza alunos em busca de conhecimento e novas experiências







Cica Alfer e Nayara Carmo

O “5° Contato” — Encontro de Comunicação Integrada — teve sequência nesta quinta-feira, 21 de outubro, e contou com palestras e oficinas relacionadas às áreas de comunicação. O encontro reuniu especialistas em mídias digitais, comunicação interna e assessoria de imprensa e política.

Wagner Tameirão, Diretor do Teatro Alterosa, abriu a primeira palestra do dia para os alunos do turno da manhã. Ele falou sobre como fazer a divulgação e assessoria de uma empresa na área de cultura. Já os jornalistas, Sônia Pessoa e Paulo Fernandes Seabra, falaram sobre um crescente setor para os estudantes de comunicação: a assessoria política. Como fazer uma campanha de um candidato, reforçar e construir uma imagem do mesmo e lidar com as pressões do dia-a-dia.

Na parte da noite, Ludmila Bifano, que apresentou a palestra Case Usiminas– Vila Ipanema, destacou a importância da interação entre profissionais de comunicação e alunos. “O encontro possibilita ver na prática como funciona o dia a dia e como aproveitar as oportunidades e situações vivenciadas após o ingresso no mercado de trabalho”, ressaltou.

A preocupação com a formação de profissionais qualificados e também comprometidos com a ética jornalística foi um dos temas abordados na palestra Comunicação para Mobilização, de Maria Cecília Siffert, coordenadora do Movimento Nossa BH. ”A busca por comprometimento do profissional qualificado da área de comunicação deve ser sem interesses comerciais e sim, sociais” observa ela. Mariana Barros, assessora de comunicação do Nossa BH e jornalista responsável pela palestra, acrescenta: ”propiciar a vivência do cotidiano é o principal objetivo, com isso, agrega-se envolvimento do aluno com experiência profissional”.

Repercussão

Cursando o 2º período de relações públicas, a aluna Maria Clara Barbosa enfatizou a oportunidade de conhecer novos assuntos. ”Essa é a oportunidade de ter contato com assuntos que não vemos nas salas de aula”, observou.
Nessa mesma linha de pensamento, a aluna do 8° período de Publicidade e Propaganda, Flávia Mendes aprova a realização de encontros como esse pela Newton Piava. “O encontro agrega conteúdo e conhecimento através da participação de profissionais efetivos no mercado”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário