quarta-feira, 14 de março de 2012

Palestra sobre o projeto Manuelzão mostra aos alunos o lado social do curso de jornalismo



Conhecendo um pouco mais do Projeto Manuelzão



Bruno Menezes(*)

Na última segunda-feira, dia 12, alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas tiveram uma palestra com a assessora do projeto Manuelzão Carolina Scott Mairinque. A palestrante tentou, em um clima descontraído, falar um pouco de suas experiências no projeto. “Fui assessora do Manuelzão por três anos, hoje estou de licença maternidade. O objetivo desta palestra é falar um pouco do que fizemos no projeto, as dificuldades que passamos para mantê-lo e mostrar para os alunos que a área de comunicação socioambiental é, de fato, uma área que vem crescendo muito nos últimos tempos”, explicou Carolina.

O Projeto Manuelzão foi criado em janeiro de 1997. Seu surgimento está ligado às atividades do Internato em Saúde Coletiva – Internato Rural, disciplina obrigatória na grade curricular dos alunos de medicina da UFMG, onde eles passam três meses em municípios no interior de Minas Gerais desenvolvendo atividades de medicina preventiva e social.

Com o passar dos períodos, professores e estudantes perceberam que não adiantava somente remediar a população, era necessário lutar por melhores condições ambientais para promover melhor qualidade de vida para os habitantes. Nasce, então, o Projeto Manuelzão. A bacia hidrográfica do Rio das Velhas foi escolhida como foco principal de atuação. O motivo da escolha é que ela permite que se faça uma análise geral dos problemas e das necessidades de intervenções.
“Lutar pelos direitos socioambientais não é só colocar um ‘chinelinho de couro’ ou uma blusa vermelha do Che Guevara, claro que há seus momentos de militância, mas é muito importante saber conversar, ter jogo de cintura tanto com a sociedade quanto com os governantes”, destacou Carolina.

Segundo a Professora Jaqueline Morelo, palestras como esta são muito importantes para o desenvolvimento dos alunos de Comunicação Social.
— Trazer para a sala de aula um projeto exemplar como esse é maravilhoso. Eu, particularmente, gostei da palestra inteira, mas uma coisa que achei muito interessante, e espero que os alunos aprendam, é a capacidade que os envolvidos no projeto tiveram de saber conversar com os políticos. Esse jogo de cintura é fundamental.

A estudante de Jornalismo Brendda Emannuella conta que achou a palestra muito interessante. “Adorei a palestra, pois o Manuelzão é um trabalho desenvolvido em conjunto e depois desta aula vi que é muito importante saber conversar, planejar e principalmente aceitar a opinião de outras pessoas. Gostei muito da parte em que ela disse que eles iam até de caiaque aos municípios ribeirinhos para ver a realidade da comunidade”, acrescentou Brendda.

“Achei a palestra interessante, pois a partir dela deu para entender o que um comunicador faz dentro de um movimento social”, comentou a estudante de Relações Públicas Gabriela Fernandes.

Ao final da Palestra Carolina Scott provocou muitos risos e principalmente muita desconfiança dos alunos ao fazer uma afirmação: “Nossa meta, em 2014, é a revitalização da Lagoa da Pampulha, acreditem! Até 2014, vocês nadarão lá”, concluiu a palestrante.


Gostou ?!! Quer conhecer mais o projeto ?! Então entra no site : www.manuelzao.ufmg.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário