quarta-feira, 24 de junho de 2009

Alunos criam jornal para comunidade

Texto: Michael Eudes
Fotos: Dayse Aguiar
Repórteres estagiários da Central de Produção Jornalística – CPJ



Trabalho em equipe, iniciativa, disposição e preocupação com o social. Tudo isso fez parte do projeto realizado pelos alunos do 3° período de jornalismo da Newton Paiva. A partir do trabalho interdisciplinar das matérias Psicologia da Comunicação e Leitura e Produção de Textos II, foi criado o "Jornal do Morro”.



O jornal é desenvolvido para a comunidade do Morro das Pedras


O “Jornal do Morro” conta a história de alguns moradores do aglomerado Morro das Pedras, na região oeste de Belo Horizonte, e traça o perfil do trabalhador da comunidade. O projeto gráfico e as matérias foram produzidos pelos alunos, que passaram pela supervisão do professor Eustáquio Trindade Neto, de Leitura e Produção de Textos Jornalísticos II. “Foi bom para aprender a maneira de se fazer um jornal de verdade”, explicou o estudante Lucas Gomes Horta. Os alunos participaram do processo de edição do jornal e tiveram uma noção de como é rodado um jornal em uma gráfica.

Os alunos Carla Oliveira e Lucas Horta conferem o resultado final de todo o projeto

“Apesar do curto espaço de tempo, a cooperação de todos foi um fator que contribuiu para que tudo corresse bem”, ressaltou Adrielle Figueiredo Lopes, responsável pelo projeto gráfico. Outro fator importante foi a experiência de lidar diretamente com os principais problemas sociais presentes na capital. “Na matéria que fiz pude perceber a falta de estrutura familiar. Crianças saiam para comprar coisas com muito dinheiro na mão, sem a vigilância dos pais”, descreve Indhiara Souza.

3 comentários:

  1. Fazer esse jornal foi uma experiência muito boa. É bom estar de frente com uma realidade tão diferente da nossa e ao mesmo tempo tão próxima.
    Espero que algum dia, como jornalistas nós possamos trabalhar para mudar essa realidade.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que a turma do 3º período deste ano, realizou o que não passou de um projeto da minha antiga turma.

    Parabéns à todos! Acredito que a experiência com o universo desconhecido do Aglomerado fará diferença no futuro profissional de vocês.

    ResponderExcluir
  3. com alguns erros, acertos e desacertos; 'fizemos' sim.

    ResponderExcluir