sexta-feira, 5 de junho de 2009

Revistas produzidas por alunos de Jornalismo

Renato Vieira, Shirley Pacelli (textos)
Mariana Reis (fotos)
Repórteres estagiários da Central de Produção Jornalística – CPJ



Estudantes de Jornalismo lançaram simultaneamente duas revistas acadêmicas na Newton Paiva: “Polissemia”, dos alunos do 2º período e “Imprensa e História”, dos alunos do 4º período. Projetos desenvolvidos exclusivamente pelos alunos, abordam grande diversidade de temas. Diferentes em seu foco, a “Polissemia” discute assuntos atuais, enquanto “Imprensa e História” aborda fatos que marcaram a história política do país. O evento foi realizado no dia 2 de junho, no Estúdio de TV Jornalista Roberto Marinho, no NP4.A apresentação dos artigos iniciou-se com a turma do segundo período. Dentre eles, destacou-se o tema “Estado Nacional e saúde pública: o governo mexicano frente à epidemia do vírus Influenza A (gripe suína)”. O grupo questionou o papel do Estado-nação, que combateu não a doença, mas os mexicanos. “A doença está globalizada. A Internet está globalizada. E a saúde pública, está?” — indigna-se Talitha Borges, integrante do grupo.


Outro tema que gerou polêmica foi “Educação e globalização: reflexões sobre o ingresso de alunos da rede pública de ensino em universidades federais”. Os alunos discutiram o sistema de cotas e de bônus para o ingresso de alunos do ensino público nas faculdades. Segundo eles, “essas medidas do governo são quantitativas e não qualitativas”. Além desses, trabalhos sobre relevantes questões como crimes digitais, meio ambiente, tráfico humano, Fórum Social Mundial e crime organizado também foram debatidos.
O projeto gráfico da revista “Polissemia” foi desenvolvido pela aluna Kely de Castro, do 2º período. “Eu achei muito bacana desenvolver esse projeto editorial. A gente não quer vender o conhecimento, mas disponibilizá-lo em outras fontes, para que as pessoas possam participar”, explicou. Formado em Belas Artes pela UFMG, Marco Antônio Mota, que elaborou as ilustrações junto com Ricardo Malagoli, do 3º período de jornalismo da Newton, acredita que “o trabalho iniciado nas revistas é apenas o começo na vida destes futuros jornalistas”.




Felipe e Thiago: “a história das diretas estava mal contada, por isso decidimos resgatá-la”


As apresentações dos alunos do 4º período levantaram discussões sobre a imparcialidade na cobertura da mídia em temas que vão da doença e morte do ex-presidente Tancredo Neves à greve dos trabalhadores da construção Civil em BH, passando pela repressão do regime militar, fechamento da TV Itacolomi, Copa do Mundo de 1950, mensalão, imagem política de Juscelino Kubitscheck, impeachment de Fernando Collor e golpe militar de 1964.Thiago Rocha, do 4º período, escolheu o tema Diretas Já, “porque a história das diretas em BH estava um pouco escondida e decidimos, de certa forma, revelá-la”.

Para a professora Junielle Rabêlo, “um momento de festa”

Radiante com o resultado, a professora Junielle Rabêlo observou que “os universitários se preocuparam em construir o conhecimento juntos, pensando num resultado coletivo e isso foi o mais incrível do projeto”.
A coordenadora do curso de Jornalismo, Marialice Emboava, destacou a iniciativa dos alunos, lembrando que a universidade deve priorizar o espaço para os debates e para a reflexão, através de iniciativas como esta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário