segunda-feira, 8 de junho de 2009

De um ângulo diferente, artigos contam a história do Jornalismo no Brasil

Renata Ferreira e Daisy Silva,
alunas do 2º período de Jornalismo


Dois de maio foi especial para o quarto período do curso de Jornalismo da Newton Paiva. A revista "Imprensa e História", fruto de muito trabalho, teve seu lançamento. O objetivo é a análise de matérias jornalísticas brasileiras, veiculadas na imprensa escrita. Os alunos, por meio de suas inferências, produziram artigos acadêmicos sobre coberturas realizadas em determinados momentos históricos.O lançamento recebeu o segundo período de Jornalismo — que também lançou a revista “Polissemia” — o terceiro período, a coordenadora do curso, professora Marialice Emboava, e o professor Eustáquio Trindade.A revista Imprensa e História, em seu segundo volume, apresenta, na edição deste ano, temas diferenciados e muito importantes. O primeiro artigo, dos autores Paolo Xavier e Rogério Vital, aborda a cobertura realizada pelo jornal Estado de Minas da doença e morte de Tancredo Neves. Na sequência, a greve dos trabalhadores da construção civil em Belo Horizonte, a cobertura da Copa do Mundo na capital mineira, as diretas-já também na capital, o “Mensalão”, o fechamento da TV Itacolomi, a imagem política de Juscelino Kubitscheck, o impeachment de Fernando Collor, as manifestações contra o regime militar e o movimento golpista de 1964.
Paolo Xavier mostrou-se bastante feliz com o resultado: “É o meu segundo artigo acadêmico e o meu primeiro para uma revista. Foi uma experiência muito boa e muito gratificante.”
Amanda Goulart, uma das autoras do artigo “Manifestações contra repressão: a morte do estudante Edson Luís nas páginas do jornal Estado de Minas”, disse que é “maravilhoso produzir um artigo como esse, tão rico de informações”.
No final das apresentações, emocionada, Marialice fez suas considerações: “Essas duas revistas apresentadas hoje são lindas. Eu tenho certeza de que vocês serão ótimos profissionais. Meus agradecimentos a vocês alunos e à professora Juniele.”
Juniele Rabêlo foi a idealizadora e a organizadora das revistas “Imprensa e História” e “Polissemia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário